segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Exposição de Isaque Pinheiro

© Isaque Pinheiro 2010
A medida de todas as coisas
17 Novembro – 22 Janeiro
Inauguração, Quarta-feira 17 Novembro às 22h

Esta exposição intitulada A medida de todas as coisas dá sequência ao trabalho da exposição individual que foi apresentada na Galeria Presença (Porto) em 2008, que tinha como título Em cima da terra e debaixo do céu.
Mais uma vez assistimos ao recurso de técnicas ancestrais aplicadas a uma linguagem contemporânea, que já foi situada na periferia da Arte Contemporânea pelo critico Brasileiro, Fernando Cocchiarale.
A exposição questiona e remete para teorias, como por exemplo de Protágoras (487 – 410 ac), que chegou à máxima “O Homem é a medida de todas as coisas”. Ou seja, o certo e o errado, o bem e o mal sempre tinham que ser avaliados em relação às necessidades do Homem.
O Homem foi dando resposta às suas necessidades e a espécie foi tendo condições de se multiplicar.
Uma das necessidades inerentes ao indivíduo é a sua integração social e é evidente que até quase aos dias de hoje, a importância social do homem sempre foi analisada ou atribuída mediante a sua capacidade de produção. Constituir-se num ser produtivo frente aos mecanismos sociais sempre foi o desafio para a aceitabilidade ou exclusão.
Consequentemente, neste momento assistimos a um desmesurado excesso de produção e actividade, que deu origem a graves problemas ambientais e que tem levado o Homem a ter consciência da sua forte influência no planeta.
Assistimos na actualidade ao crescimento de preocupações que se prendem com questões ambientais a fim de tentarmos remediar o desequilíbrio que causámos.
Mas teremos capacidade de gerir todo este processo? Conseguiremos superar as capacidades que nos levaram até ao ponto em que estamos?
Não sabemos! Mas sabemos que continuaremos a assistir à própria Natureza a impor-se, como medida de todas as coisas!

                                                                  Isaque Pinheiro, Outubro de 2010


Caroline Pagès Gallery
Rua Tenente Ferreira Durão, 12 – 1º Dto.
[Campo de Ourique]
1350-315 Lisboa
Tel. 21 387 33 76
Tm. 91 679 56 97
gallery@carolinepages.com
http://www.carolinepages.com/
Aberto ao público de 2ª a Sábado das 15h às 20h e por marcação fora deste horário.

Sem comentários: