O que tem faltado ao Ministério da Cultura são recursos para fazer a reconversão do Palacete Vilar d'Allen/Casa das Artes, que se está a deteriorar, na Cinemateca.
Com esta possibilidade de o ministério apresentar candidatura, estão reunidas as condições para a Cinemateca se instalar na cidade.
A instalação da Casa do Cinema do Porto prevê uma intervenção no edifício da Casa das Artes, que será objecto de candidatura a financiamento comunitário, junto do Programa Operacional Regional Norte.
Um dos concursos representa uma linha de apoio para investimentos em equipamentos urbanos de referência graças ao qual, o Ministério da Cultura poderá até 30 de Novembro apresentar uma candidatura para a instalação da Cinemateca na cidade do Porto.
Este eixo permitirá ainda apoiar investimentos na criação, requalificação ou remodelação de equipamentos urbanos de referência da Área Metropolitana do Porto e cidades médias da região Norte, possibilitando ainda uma candidatura para a reabilitação do edifício histórico que acolherá a sede da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
O Conselho de Ministros aprovou a 18 de Março um decreto-lei que previa a criação da Casa do Cinema do Porto, um pólo da Cinemateca Portuguesa, a instalar na Casa das Artes, no seguimento do que a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas já havia revelado em Novembro de 2009.
1 comentário:
People nowadays are grabbing the chances to join competitions. Open call or competition sites are rendering lots of help to disseminate information.
Enviar um comentário