Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso. Mostrar todas as mensagens

sábado, 2 de abril de 2011

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA GALERISTAS ASPIRANTES

O de Appel arts centre e The Fair Gallery vão colaborar no projecto The Gallerist Programme, um programa de desenvolvimento para jovens profissionais da arte que aspirem a trabalhar em galerias. O programa combina a experiência do de Appel arts centre na organização do seu Curatorial Programme desde 1994 com a iniciativa da Fair Gallery de examinar e criar novas formas de colaboração entre galerias num cada vez maior campo de operação. Desenhado especialmente para oferecer a galeristas aspirantes um ano de reflexão para desenvolver ideias e ganhar habilitações e experiências antes de darem início ao seu próprio negócio.
O Gallerist Programme foi fundado no princípio de que a relação entre o galerista e o artista é o principal capital da galeria e motor das suas operações. O programa incluirá figuras sénior de todo o mundo, que partilham as trajectórias, metodologias e ideias específicas para “troca” – enfatizando o seu contexto geo-cultural – que não estejam incluídas (e por vezes são mesmo negligenciadas) nos programas curatoriais experimentais e académicos que se focam no lado “público” da arte. O curriculum do programa irá ter em conta o equilíbrio crítico entre os objectivos artísticos e de negócio com os quais os galeristas serão confrontados.

The Gallerist Programme começa em Setembro de 2012 e admite seis pessoas por época. A selecção de candidatos irá decorrer entre Maio e Junho de 2012 com prazo de candidaturas até Fevereiro de 2012. O curso tem a sua base em Amesterdão, onde serão organizados os workshops e conferências. Contém diversas visitas de estudo, um estágio numa galeria internacional e culmina num trabalho final na forma da apresentação de um stand na Liste em Basel, em 2013.

Mais informação disponível em: www.deappel.nl

quinta-feira, 10 de março de 2011

CONCURSO DE CRIATIVIDADE DESAFIA JOVENS E PROFESSORES A CRIAR OBRA ORIGINAL

A AGECOP - Associação para a Gestão da Cópia Privada, em conjunto com as entidades que representam autores, artistas, produtores e editores, lança um convite a alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos e os Professores da sua escola a participar no Concurso de Criatividade Grande C. As inscrições podem ser feitas até ao dia 31 de Março de 2011.
O Grande C tem como principal objectivo contribuir para a educação, sensibilização e literacia do público mais jovem no que respeita ao valor da criatividade e da obra original, protegidas pelo Direito de Autor e pelos Direitos Conexos. Através de uma abordagem pedagógica, prática e inclusiva, alunos e professores são convidados a criar as suas próprias obras originais concorrendo a uma ou várias categorias a concurso: Música, Letra, Design de Capa, Vídeo, Escrita Criativa, Fotografia e Media.
A inscrição pode ser feita até 31 de Março de 2011 através do site especialmente criado para o projecto, podendo os alunos participar individualmente ou em grupos, dos quais podem fazer parte professores. O site www.grandec.org disponibiliza um conjunto de ferramentas como tutoriais e vídeos de autores, artistas e profissionais das indústrias criativas ligados a cada categoria, que apoiam e orientam os alunos na realização dos seus trabalhos. O site tem também uma área para Professores com materiais pedagógicos e planos de aulas para esclarecer dúvidas e auxiliar na abordagem dos temas da protecção da criatividade e do Direito de Autor e Direitos Conexos.
As obras originais devem ser entregues até 21 de Abril de 2011 e podem ser enviadas para o e-mail grandec@grandec.org ou para a morada Apartado 53006, EC Estados Unidos, 1701-001 Lisboa, conforme definido nos respectivos regulamentos disponíveis em www.grandec.org. O prémio consiste na produção/ edição das obras vencedoras e na sua divulgação, com respeito pelos direitos dos seus criadores.