Mostrar mensagens com a etiqueta Noticia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Noticia. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de março de 2011

Prédios devolutos tornam-se mostras de arte


Se já passeou por Lisboa certamente que notou que algumas fachadas de prédios devolutos se transformaram, recentemente, em obras de arte urbana.

A iniciativa chama-se ‘Projecto Crono’, tem o apoio da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa (GAU), e mudou a ‘cara’ da capital nos últimos três meses. Autores de todo o mundo, como Conor Harrington, Vhils, Brad Downey e Momo, criaram as suas obras num palco específico e visível a todos: as ruas lisboetas.

Alcântara, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade, Avenida da Índia, Avenida Casal Ribeiro e Praça Duque de Saldanha são alguns dos locais que contam com estas manifestações de “Street Art. Para já, fica o alerta: o objectivo é identificar os prédios que vão ser reabilitados em breve. E só nessa altura é que termina o projecto.

Maria João Serra

destak@destak.pt

quarta-feira, 9 de março de 2011

Apague as luzes pela Hora do Planeta!

Vá para além da Hora!
SÁBADO, 26 MARÇO 2011 – 20H30 ÀS 21H30

Hora do Planeta – O que é?
A Hora do Planeta é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas; é promovida pela WWF, a organização global de conservação.

Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora - a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.
Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta. Em 2009, foi o ano de todas as expectativas serem superadas: Portugal adere pela primeira vez a esta campanha com 11 cidades entre as mais de 4 mil em todo o mundo e cerca de 1.2. mil milhões de pessoas a aderirem a esta causa. Batem-se ainda recordes no uso das redes sociais e internet para divulgação da campanha e demonstrações de apoio, 1.3 milhões de amigos nas redes sociais (em Portugal, houve mais de 10 mil referências em websites e blogues ao evento) e 4.8 milhões de buscas ao termo “Hora do Planeta” nas 24 horas que antecederam o evento.
Em 2010, mais de 1.2 mil milhões de pessoas aderiram à Hora do Planeta em cerca de 5000 cidades, 26 das quais portuguesas. Este ano, espera-se que a participação na Hora do Planeta seja ainda maior e que milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo em Portugal, possam aderir a esta iniciativa simbólica de apagar as luzes por uma hora, a 26 de Março. A campanha deste ano desafia os participantes a irem para além da hora e adoptar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia, de forma a reduzir a sua pressão sobre os recursos naturais, incentivando-se o uso de transportes públicos e de outros meios de locomoção amigos do ambiente, o consumo de produtos certificados, pequenos gestos no dia a dia que podem fazer a diferença.
No sábado, 26 de Março de 2011, entre as 20H30 e as 21H30, cidadãos e empresas em todo o mundo apagarão as suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta, para mostrar como unidos podemos fazer a diferença na luta contra alterações climáticas. O evento simbólico pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária.

Registe-se em http://www.earthhour.org/
e junte-se aquele que já é o maior movimento voluntário contra o aquecimento global:
a HORA DO PLANETA

sábado, 20 de novembro de 2010

Aberto Concurso para Instalar Cinemateca no Porto

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte abriu hoje um concurso de cinco milhões de euros que permitirá ao Ministério da Cultura instalar a Cinemateca no Porto.
O que tem faltado ao Ministério da Cultura são recursos para fazer a reconversão do Palacete Vilar d'Allen/Casa das Artes, que se está a deteriorar, na Cinemateca.
Com esta possibilidade de o ministério apresentar candidatura, estão reunidas as condições para a Cinemateca se instalar na cidade.
A instalação da Casa do Cinema do Porto prevê uma intervenção no edifício da Casa das Artes, que será objecto de candidatura a financiamento comunitário, junto do Programa Operacional Regional Norte.
Um dos concursos representa uma linha de apoio para investimentos em equipamentos urbanos de referência graças ao qual, o Ministério da Cultura poderá até 30 de Novembro apresentar uma candidatura para a instalação da Cinemateca na cidade do Porto.
Este eixo permitirá ainda apoiar investimentos na criação, requalificação ou remodelação de equipamentos urbanos de referência da Área Metropolitana do Porto e cidades médias da região Norte, possibilitando ainda uma candidatura para a reabilitação do edifício histórico que acolherá a sede da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
O Conselho de Ministros aprovou a 18 de Março um decreto-lei que previa a criação da Casa do Cinema do Porto, um pólo da Cinemateca Portuguesa, a instalar na Casa das Artes, no seguimento do que a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas já havia revelado em Novembro de 2009.