O Espaço T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária, em colaboração com a ANIMAR, promove dois ciclos de cinema sobre a temática “Igualdade de Género” a ter lugar na sua sede, sita à Rua de Vilar, 54 – Porto e na delegação da Trofa, sita à Rua Infante D. Henrique, 246.
O primeiro filme será exibido no próximo dia 12 de Outubro, pelas 15:00 e será o “North Country – Terra Fria”, realizado por Niki Caro.
A entrada é livre, pelo que agradecemos confirmação de presença.
Incluímos de seguida a lista dos filmes a apresentar.
Porto / 12 de Outubro / 15:00: North country – Terra fria
Josey Aimes apenas quer um emprego digno que lhe permita sustentar os seus filhos. O que ela encontra são ameaças, insultos, piropos, apalpadelas, ataques e desfeitas. O seu chefe aconselha-a a "encarar a situação como um homem", mas o que ela faz é reagir como um ser humano, e revoltar-se. Charlize Theron interpreta Josey em North Country - Terra Fria, a história de um grupo de mulheres que foram contra os estereótipos de género com os seus empregos nas minas de ferro do Minnesota... e fizeram história lançando o primeiro processo judicial colectivo por discriminação e assédio sexual no lugar de trabalho. Frances McDormand, Sissy Spacek, Woody Harrelson e Sean Bean são os outros intérpretes desta arrebatadora e emotiva história na qual acompanhamos a luta por algo que qualquer trabalhador merece: respeito e dignidade no seu lugar de trabalho.
Porto / 18 de Outubro / 15:00: Caramel
Em Beirute, cinco mulheres reúnem-se frequentemente num salão de beleza, um microcosmos altamente colorido onde várias gerações se cruzam umas com as outras, falam e contam segredos. Layale é a amante de um homem casado e ela ainda tem esperança de que ele deixe a mulher. Nisrine é uma muçulmana e irá casar-se brevemente. Mas ela já não é virgem e está preocupada com a reacção que o seu noivo vai ter. Rima é atormentada pela sua atracção por mulheres em especial por uma cliente do salão que vem tratar do cabelo. Jamale é obsessivo por ela.
Trofa / 5 de Novembro / 15:30: A domadora de baleias
Numa pequena aldeia costeira da Nova Zelândia, o título de Grande Chefe vai passando de geração para geração, numa tradição que dura há mais de mil anos.
Porourangi, o sucessor do actual Grande Chefe, tem dois gémeos: um rapaz que morre com a mãe à nascença, e uma rapariga, Pai, que sobrevive. Abalado com a tragédia, Porourangi parte para a Alemanha e deixa a filha entregue ao avô, Koro, o Grande Chefe. Passados 12 anos, Porourangi regressa a casa e recusa o seu destino, o de suceder a Koro que, cego pelo preconceito, não se convence que Pai é a natural herdeira. Koro manda então chamar todos os rapazes de 12 anos para tentar encontrar um novo líder. Mas é entretanto, do fundo do oceano que vem a resposta. As baleias e Pai, preparam-se para encontrar o seu destino conjunto.
Trofa / 12 de Novembro / 15:30: Dou-te os meus olhos
Pilar foge de casa levando consigo o filho, Juan. Depois de nove anos de casamento, ela compreende que os maus tratos a que o marido a sujeita não vão acabar e decide ir-se embora e começar uma nova vida. Mas Pilar é tudo para Antonio, que não consegue viver sem ela, e tenta convencê-la a perdoá-lo e a voltar para casa. Pilar acaba por ceder porque continua a amar o seu marido. Será que Antonio vai realmente mudar?
Sem comentários:
Enviar um comentário